Imprensa

Sábado com Ciência: a importância da ciência em nossas vidas


Aproximar a sociedade goiana da ciência que é produzida em Goiás e sua importância em nossas vidas é o objetivo do evento. Os visitantes entrarão em contato com diversas atrações científicas como observações astronômicas e experimentos de química, eles também poderão conversar com cientistas de diversas áreas do conhecimento e tirar suas dúvidas.

Os cientistas goianos irão deixar seus laboratórios e invadir mais uma vez o Planetário da Universidade Federal de Goiás (UFG) para mostrar à sociedade a ciência que produzem. O evento de popularização da ciência Sábado com Ciência acontecerá no dia 03 de junho das 9h às 14h no Planetário da UFG, localizado na Avenida do Contorno dentro do Parque Mutirama. A primeira edição do evento aconteceu em setembro de 2016 e recebeu cerca de 500 pessoas interessadas em saber um pouco mais sobre como a ciência está em nosso cotidiano. A entrada é gratuita e os visitantes são convidados a trazer toda família para curtir essa manhã de sábado com muita ciência.

O brasileiro gosta de ciência e tem interesse em aprender sobre, entretanto as informações científicas disponíveis para a sociedade são escassas ou muitas vezes de baixa qualidade. Isso fica evidente no pouco conhecimento do brasileiro sobre a ciência produzida em sua cidade e a importância do trabalho desenvolvido pelos cientistas, o que reflete nas políticas públicas para ciência e consequentemente para educação, afinal de contas, ciência e educação no Brasil estão diretamente relacionadas. Um exemplo disso foi a fusão do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) com o Ministério das Comunicações (MC) e a baixa repercussão disso na sociedade. Também ocorreram cortes no orçamento das instituições de ensino federais, redução de 44% do orçamento do MCTIC em 2017, cortes no número de bolsas de pós-graduação e iniciação científica, e a aprovação da PEC 55, que congela por 20 anos os investimentos públicos em áreas estratégicas para o desenvolvimento nacional como educação, saúde e ciência e tecnologia. A ciência brasileira está em risco e a população precisa saber quais são as consequências.

“A sociedade tem que entender que não é cortando recurso da ciência que iremos voltar a crescer. É justamente o contrário: só vamos crescer quando investirmos em ciência e educação” ressalta um dos organizadores do Sábado com Ciência, Luciano Queiroz. “O Sábado com Ciência tem como objetivo principal divulgar ciência de qualidade, aproximando o cidadão dos cientistas, e conscientizar a população da importância de políticas públicas contínuas para as áreas de ciência e educação como uma forma de sairmos da crise e avançarmos como país”, acrescenta.

Haverá várias atrações interativas durante o Sábado com Ciência! Os visitantes poderão tocar e fazer a maioria das atividades eles mesmos. Imagine fazer experimentos de química, aprender a ciência por trás das fotografias e algumas de suas técnicas (os visitantes são convidados a trazerem suas câmeras fotográficas), observar detalhes de insetos, aranhas e outros animais através de uma lupa, descobrir a grande variedade de bactérias presentes em sua boca usando um microscópio para observá-las, aprender técnicas de astronomia e realizar observações, entender como uma levedura é importante no processo de fabricação de cerveja e degustar o resultado final, e entender como o cosmos está organizado durante uma exposição na cúpula do Planetário.

Este ano o evento conta com mais duas novidades. Alguns temas serão escolhidos para serem debatidos em rodas de conversa durante o evento e os participantes terão a oportunidade de fazer questionamentos e tirar dúvidas com cientistas e se aprofundarem nos assuntos. Também iremos descobrir como seriam os super-heróis no mundo real. A exposição “A Ciência dos Super-Heróis” analisa cientificamente a versão clássica dos personagens e as compara com uma versão “possível”, mostrando quais as informações usadas para chegar nessa alternativa. Não dá para perder!

Mais informações

Arquivo do press-release em PDF – Clique aqui

Site: http://sabadocomciencia.hexapoda.com.br/

Página no Facebook: https://www.facebook.com/sabadocomciencia

Comunicação: Luciano Queiroz – Celular: (62) 98178-6209 (WhatsApp)

E-mail: luciano@hexapoda.com.br